quarta-feira, 13 de julho de 2011

DO EUGENISMO E DA EDUCAÇÃO

O legislador deve estudar a maneira de formar pessoas honestas, procurar meios para tornar honestos os cidadãos e conhecer bem o ponto capital de uma vida feliz (é neste plano que se deve dirigir a educação das crianças).

Objectivos pacíficos da educação

Não é, nem felicidade para o Estado, nem manifestação de sabedoria de um legislador, preparar o seu povo para vencer os vizinhos; aliás, o legislador deve gravar no espírito do seu povo aquilo que é bom para cada um em particular como sendo bom para o Estado e deve subordinar a guerra e as leis ao repouso e à paz. Aliás, a perfeição dos Estados não pode definir-se de outro modo que não seja a perfeição dos indivíduos, devendo-se cultivar as virtudes pacíficas. O Estado tem necessidade de temperança mas, mais ainda, de coragem e de paciência.

A educação da infância

As crianças, após o nascimento, dão grande importância aos alimentos e utilidade aos movimentos; para mais, os seus jogos devem ser ensaios do que hão-de vir a fazer seriamente quando chegar o tempo.

Carácter público e objecto da educação

A educação das crianças nas suas diversas fases apresenta-se como um dos primeiros cuidados do legislador; aliás, a educação deve-se regular pela forma de governo. Não se deve permitir que se ignore o que é a educação nem como deve fazer-se.
Cada Estado tem os seus costumes, que lhe são próprios e de que dependem a sua conservação, São os costumes democráticos que trazem a democracia e vice-versa. Quanto melhores são os costumes, melhor será o governo.

O papel da música

Há, pelo menos, quatro coisas a ensinar às crianças: as letras, ginástica, a pintura e a música, sendo que esta última tem uma utilidade pouco reconhecida. A música deve fazer parte da educação e é o princípio de todos os encantos da vida; serve para passar o tempo livre e é o divertimento das pessoas livres, sendo também útil para ganhar a vida de forma honesta e livre.
É preciso ensinar às crianças qualquer talento útil, tal como a arte de ler e escreverm, não somente pelo proveito que daí se pode tirar, nas como um meio de chegar às outras ciências. Também é necessário mostrar pintura às crianças. Procurar em todas as partes unicamente o ganho é uma maneira de pensar que não convém de modo nenhum às pessoas livres e bem nascidas.

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