domingo, 3 de julho de 2011

DA ORIGEM DO ESTADO

O Estado e a sua governação

Estado é a sociedade que tem como princípio a esperança de um bem; todas as sociedades têm como fim alguma vantagem e aquela sociedade que é a principal e encerra em si todas as outras propõe a maior vantagem possível. Teve origem na necessidade de reunião das pessoas que não conseguiam viver umas sem as outras, formando famílias. Estas aglomeraram-se, formando aldeias e as primeiras sociedades.

O Homem, "animal político"

A aglomeração das aldeias, tal como sucedeu nas famílias, deu origem às Cidades; estas bastam-se a si mesmas, sendo organizadas não somente para conservar a sua existência, mas também para procurar p bem-estar. As sociedades domésticas e os indivíduos são partes integrantes da Cidade, totalmente subordinadas ao corpo na sua totalidade e são perfeitamente distintas pelas suas capacidades e pelas suas funções e completamente inúteis se se separam.
Assim como o Homem civilizado é o melhor de todos os animais, também aquele que não conhece a justiça e as leis é o pior de todos. As armas e a força são, por si próprias, indiferentes perante o bem ou o mal: é o princípio que as move que qualifica o seu uso, que só é lícito em favor da justiça. O discernimento e o respeito do direito constituem a base da vida política e os juízes são os seus primeiros órgãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário