domingo, 17 de julho de 2011

DAS FUNÇÕES E DAS CLASSES SOCIAIS

As partes que compõem a Cidade, embora úteis à sua organização, nem todas são elementos constituintes do corpo político. Os seus elementos comuns são a subsistência, o solo e as coisas de primeira necessidade; todos devem ter parte nestes elementos. Embora o Estado tenha necessidade de imóveis, estes não fazem parte do Estado.

Os elementos necessários à existência da cidade

Um Estado ou Cidade é uma sociedade de pessoas semelhantes para em conjunto viverem do melhor modo.  Existem várias espécies de estados e de governos, de acordo com o género de vida e os meios que cada povo emprega para atingir o seu bem-estar.
São seis as coisas das quais uma sociedade civil não pode dispensar: os víveres, as artes e ofícios, as armas (que mantém a autoridade e servem como mecanismos de defesa), uma numerária suficiente para o comércio dos cidadãos entre si, ministros e conselhos e tribunais (que conheçam toda a espécie de interesses e de direitos de cidadão para cidadão). Assim, o Estado ou sociedade civil é a multidão que tem tudo aquilo de que necessita para subsistir por si própria.

Sem comentários:

Enviar um comentário